Mustache March

Perguntem a qualquer mulher o que mais as assusta num homem. No topo da lista, ou lá perto, estará invariavelmente a palavra “bigode”. Bigode era aquela coisa estranha que o pai, ou avô, utilizava em mil nove e troca o passo. Pois bem, deixar crescer um extravagante, farfalhudo e intimidante bigode durante um mês não é coisa do passado. E não, não estamos aqui a falar do (agora) tão conhecido “Movember”. Muito antes da existência deste já os aviadores militares davam liberdade aos seus pêlos faciais num outro mês: Março. Dá pelo nome de “Mustache March”. O mês mais temido pelas mulheres dos aviadores militares. 

O irreverente “Mustache March” surgiu de forma homenagear um dos mais lendários aviadores norte-americanos: Robin Olds.

Triplo Ás, veterano da Segunda Guerra mundial e da Guerra do Vietname, jogador de futebol americano e casado com uma actriz de Hollywood, ficou conhecido pelo seu (enorme) bigode enquanto servia no Vietname. Diga-se de passagem, bigode completamente fora do regulamento da Força Aérea Americana. Insultuoso seria a palavra exacta. Uma forma simples – mas clara - de mostrar o seu descontentamento pela burocracia e ineficiência da cadeia de comando daquele tempo. E aquele bigode, tal como o seu portador, tornaram-se lendários. 

Ainda hoje, mesmo em esquadras de voo portuguesas, é possível avistar alguns bigodes (uns melhores que outros) pelo mês de Março. 

 Ao longo da sua carreira todas as aeronaves que voou foram baptizadas de "SCAT". "SCAT VI" foi a sexta, um P-51 que voou durante a II Guerra Mundial. 

Ao longo da sua carreira todas as aeronaves que voou foram baptizadas de "SCAT". "SCAT VI" foi a sexta, um P-51 que voou durante a II Guerra Mundial. 

Esta é apenas uma das estórias (talvez a mais conhecida) sobre um tipo que não registava as missões que voava de modo a prolongar a sua estadia no Sudoeste Asiático. Um gajo que, nunca tendo voado F-4, e já nos seus “quarentas”, se apresentou aos seus oficiais a dizer “em duas semanas vou voar o F-4 melhor que todos vocês”. E voava.

Para quem estiver interessado, adquiram e devorem o livro “Fighter Pilot”. Uma curta busca na Amazon fará o truque. 

E fiquem atentos a Março. É o mês mais temido pela Gillette. 

E pelas mulheres. 

www.merlin37.com/robinolds